O Iate Clube Lago de Itaipu tem localização privilegiada na região norte de Foz do Iguaçu. Sua orla mostra o espetáculo das águas do Lago de Itaipu, favorecendo a prática de atividades náuticas. O iatismo surge em Foz do Iguaçu com a formação do Lago de Itaipu, antes mesmo da fundação do clube no ano de 1985, devido às condições favoráveis de clima e ventos para a prática da vela, jet-ski, passeios de lancha e outros esportes náuticos.
Mas a história da vela no ICLI é marcada por diferentes fases de crescimento. Logo no início do clube, em 1985, começou um trabalho com o grupo de adultos velejadores. Foram várias as tentativas de formar uma escolinha com os filhos dos sócios, mas não deu certo porque faltava uma tradição de vela. Em 1999 se formou um grupo com 12 crianças dos sócios com treinos aos sábados e domingos. Em 2000 começa em Foz do Iguaçu o “Projeto Navegar”, desenvolvido com recursos federais na Base Náutica de Foz do Iguaçu. Infelizmente o projeto não deu certo. No ano de 2001 o ICLI criou o projeto social da escolinha do “Projeto Velejar é Preciso” e convidou alguns garotos de escolas públicas e que participaram do “Projeto Navegar”. Em 2002 o clube recebeu em comodato do município as embarcações à vela do Projeto Navegar e continuou com as atividades da escola de vela com as crianças de escolas públicas.
Devido à relevância deste projeto, o clube é reconhecido como entidade de utilidade pública municipal. Atualmente são 120 jovens, com idade entre 9 e 16 anos, de ambos os sexos, todos moradores do bairro de Três Lagoas e estudantes da rede pública de ensino. É meta da atual gestão incentivar a prática da vela e outros esportes náuticos junto aos associados e seus dependentes.
FOTOS